segunda-feira, 2 de julho de 2012

Virou Notícia: UPE e o SSA



Vestibular seriado da Universidade de Pernambuco abre inscrições 2ª feira

Alunos podem se inscrever até 2 de agosto, exclusivamente pelo site.
São 694 vagas e prazo para pedir isenção da taxa vai de 2 a 6 de julho.

Do G1 PE
  
           Alunos que quiserem participar de uma das etapas do vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE) podem se inscrever no processo seletivo a partir desta segunda-feira (2), exclusivamente no site do Processo de Ingresso para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e vestibular. Os candidatos devem cadastrar um endereço de e-mail válido, para que possam receber as informações e atualizações de todo o processo.

               Ao todo, a UPE está oferecendo 694 vagas para o SSA. As inscrições para qualquer uma das três fases devem ser feitas até o dia 2 de agosto, e é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 70. Os alunos que quiserem pedir isenção da taxa de inscrição devem fazer a solicitação de 2 a 6 de julho. Durante o pedido, é preciso informar o Número de Inscrição Social (NIS), cadastro nacional instituído pelo Governo Federal que comprova que a pessoa está isenta do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Estado de Pernambuco.

           Para o vestibular 2013 da UPE, a instituição anunciou algumas mudanças, sendo a principal o aumento do número de cursos de graduação oferecidos, que passaram de 44 para 52. O campus de Santo Amaro, por exemplo, recebeu os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais (40 vagas), Bacharelado em Saúde Coletiva (20 vagas) e Direito (30 vagas). No campus de Nazaré da Mata, na Mata Norte de Pernambuco, serão oferecidos Licenciatura em Letras Espanhol (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas).

                No campus da Mata Sul do estado, no município de Palmares, os alunos poderão cursar também Serviço Social (40 vagas) e Tecnológico de Gestão em Logística (40 vagas). O campus de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, recebe o curso de Medicina (20 vagas). Já o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, oferecido em Santo Amaro, teve o acréscimo de 20 vagas.

               Outra mudança será voltada para os candidatos da terceira etapa do SSA, que ganham mais 10 quesitos na prova, num total de 100 questões. O acréscimo influenciou também o tempo para a realização dos exames, que aumentou para quatro horas e meia. Outra mudança nas provas, desta vez de todos os candidatos, é que as imagens também serão coloridas, para melhor visualização.

             A nomenclatura de alguns cursos também mudou. Licenciatura em Informática, oferecido no campus de Garanhuns, passa a ser chamada de Licenciatura em Computação. O curso de Engenharia Mecatrônica, criado para trabalhos com robótica, do campus Benfica, passa por duas mudanças: além de se chamar Engenharia de Automação e Controle, agora ele será mais voltado para o mercado fabril.

              As provas da primeira e segunda fases do SSA/UPE serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro, sendo a primeira pela manhã, e a segunda à tarde. Os candidatos da terceira fase prestam os exames nos dias 11 e 12 de novembro.

Vestibular

                Os feras que forem concorrer a uma das 2.776 vagas do vestibular da UPE 2013 devem realizar suas inscrições no período entre 16 de julho e 16 de agosto, e pagar uma taxa de R$ 110. Ao todo, os dois sistemas de ingresso da instituição oferecem 3.470 vagas, o que representa uma diminuição de 110 vagas em relação ao quadro ofertado até o vestibular 2012.

            As provas acontecem em uma única etapa, dos dias 25, 26 e 27 de novembro. A lista dos aprovados, tanto no vestibular 2013 quanto na terceira fase do SSA, será divulgada até o dia 30 de janeiro. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail processodeingresso@upe.pe.gov.br, ou pelo telefone (81) 3183.3660. O edital completo também está disponível no site do Processo de Ingresso.

Cotas

                Para concorrer ao sistema de cotas, que conta com cerca de 20% das vagas de todos os cursos, o candidato deve ter cursado o Ensino Fundamental II, da 5ª a 8ª séries, e o Ensino Médio, de maneia integral e exclusiva, em escolas públicas estaduais ou municipais do estado. Estudantes de instituições federais ou filantrópicas não são considerados cotistas. O candidato precisa comprovar sua condição, ou será eliminado definitivamente do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário